A Música é obrigatória do 1º ao 9º ano em 9 dos 12 sistemas educativos com melhores resultados no PISA, TIMSS e PIRLS (1)
(1) Contributo enviado à APEM, em 19 de novembro de 2012, para
elaboração de parecer sobre revisão curricular.
A
tabela abaixo é um extrato no que à Música diz respeito do Report on subject
breadth in international jurisdictions (Department for Education, dez 2011).
O Ministério da Educação do atual [Nota: em 2012] Governo Britânico está a rever o Currículo
Nacional e encomendou um estudo à National Foundation for Educational Research
que pormenorizasse os arranjos curriculares dos países com melhores resultados
no PISA, TIMSS e PIRLS (Trends in International
Mathematics and Science Study e Progress in International Reading and Literacy
Study).
Nota – em
cada um dos anos de escolaridade aparece o número de horas de Música ou um √ porque as horas de Música aparecem agregadas no
total das Artes.
Observações:
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1) A Austrália está agora a desenvolver o seu
primeiro currículo nacional. No estado de Vitória as disciplinas não têm um
número de horas fixo, mas as escolas têm que assegurar que em cada nível os
alunos cumprem as metas de aprendizagem das disciplinas, nomeadamente, das
Arts.
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2) O Canadá não tem um currículo nacional. O estado
de Alberta começou em 2011 a rever o seu currículo. Do 1º ao 6º todos têm Art
and Music 95h/semana. Para o 3º ciclo toda as escolas têm que oferecer duas
opções e os alunos são encorajados a manter no 8º e 9º a que escolheram no 7º.
A oferta é muitíssimo variada — religiões, ambiente, dialectos locais — e se
for Music (75h/ano) pode ser Geral,
Coral ou Instrumental.
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3) O Canadá não tem um currículo nacional. O estado
de Ontário vai terminar em 2012 o processo de revisão curricular iniciado em
2003. Do 1º ao 8º ano todos os alunos têm que ter Arts o que inclui Music, Art,
Dance or Drama . O 9º ano faz parte do Secundário e para se graduar neste nível
o aluno terá que obter pelo menos 1 crédito (110h) em Arts a escolher de entre
Music, Art, Dance or Drama.
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4) A escolaridade obrigatória começa aos 7 anos. O
tempo para cada área curricular não é definido anualmente, mas para conjuntos
de anos: do 1º ao 4º ano os alunos têm ter 1h/semana e do 5º ao 9º o
equivalente a 30min/semana.
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5) Nos 1º e 2º anos os alunos têm 9h/semana para
Educação Física, Artes, Língua Estrangeira e Discovering the World. Nos 3º, 4º
e 5º são 11h para distribuir também por Ciências Experimentais e Tecnologia. No
6º a Mús1ca tem 1h/semana. No 7º e 8º a Música tem 1 a 2h/semana. No 9º a
Música tem 1h/semana.
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6) Há áreas curriculares obrigatórias e horas
totais, mas as escolas gerem os conteúdos e os horários ao longo dos nove anos
de escolaridade por forma a que os alunos atinjam as metas. Na Primary a área
chama-se Art
Education e no Lower Secondary Art
and Culture, ambas incluem Música.
7) Os EUA não têm um currículo nacional.
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